segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Jornada Pedagógica 2011: Material Pedagógico


Com o objetivo de apoiar os gestores e educadores na realização da Jornada Pedagógica, a Secretaria da Educação disponibiliza todo o material pedagógico no Portal da Educação. Basta acessar http://www.educacao.ba.gov.br/ e clicar no banner da Jornada Pedagógica 2011.

Lá estão disponíveis desde as diretrizes da Secretaria, a programação da Jornada, artigos, vídeos até as avaliações de desempenho dos estudantes personalizadas por cada escola. A recomendação é utilizar o material no planejamento do ano letivo de sua escola.

Jornada Pedagógica: Programação

A programação da Jornada está disponível no Portal da Educação http://www.sec.ba.gov.br/jp2011/programacao.html Na abertura, dia 1º de fevereiro, às 9h, o Secretário da Educação, Osvaldo Barreto, vai falar para todas as escolas, através da Internet no seguinte endereço: http://www.sec.ba.gov.br/tv-iat/ Para isso, as escolas devem estar conectadas para participar da transmissão. Os superintendentes também vão participar com orientações para a Jornada.

Jornada Pedagógica: Indicadores de Desempenho

Pela primeira vez, as escolas vão usar os próprios indicadores de desempenho como instrumento norteador do planejamento pedagógico do ano letivo. Dados como distorção idade-série, índices de aprovação, reprovação e abandono, além de resultados de avaliações externas como Prova Brasil, Ideb, Avalie e Enem vão ajudar os educadores a identificar aspectos da vida escolar que precisam ser melhorados e fortalecidos. Ou seja, os resultados dos estudantes e das próprias escolas nas avaliações vão servir para direcionar os educadores no desenvolvimento de ações para reverter e/ou melhorar esta realidade.

Tudo sobre a Jornada Pedagógica AQUI

domingo, 30 de janeiro de 2011

Provinha Brasil: primeira edição de Matemática chegará às escolas em agosto

 Alunos do segundo ano do ensino fundamental farão este ano, pela primeira vez, a Provinha Brasil de matemática (foto: João Bittar)Em agosto deste ano, escolas da rede pública com turmas de estudantes no segundo ano (alfabetização) do ensino fundamental vão receber a primeira Provinha Brasil de Matemática. Desde 2008, o Ministério da Educação produz, imprime e distribui a provinha de língua portuguesa. Em ambas, a aplicação pelas escolas não é obrigatória.

De acordo com a coordenadora do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Mariana Santos, o desenho da prova de matemática já passou por pré-testes de itens com alunos em novembro e dezembro do ano passado. Agora, o instituto trabalha na elaboração das 20 questões.

Em 2012, as redes de ensino receberão as duas provas no começo do primeiro semestre e no final do segundo.

Dados do Censo Escolar de 2010 coletados pelo Inep indicam que 3,3 milhões de crianças estão matriculados no segundo ano do ensino fundamental, distribuídas em 166 mil turmas em todas as unidades da Federação. Esse é o público-alvo da Provinha Brasil de 2011, nas versões língua portuguesa e matemática.

A provinha de língua portuguesa deste primeiro semestre estará em todas as escolas até 15 de março. Além das provas para os alunos, as escolas receberão um conjunto de publicações informativas composto de caderno do professor-aplicador, roteiro passo-a-passo com orientações sobre a aplicação da prova, guia de correção e interpretação dos resultados e folder que conta a trajetória da provinha.
Saiba Mais...

sábado, 29 de janeiro de 2011

Matricula da rede estadual é estendida

Os estudantes que perderam o prazo de matrícula na rede estadual devem se dirigir, a partir dessa segunda-feira (31), à unidade onde têm interesse em estudar para verificar a possibilidade de vaga. Caso não haja, devem comparecer a outra escola. Com o fim do calendário de matrícula, o processo deixa de ser descentralizado e passa a ser feito, exclusivamente, no local onde o aluno pretende estudar.

Esses alunos precisam levar os seguintes documentos para a efetivação da matrícula: original do Histórico Escolar ou atestado de escolaridade; original e cópia da Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade para fins de conferência; original e cópia do comprovante de residência; carteira do SalvadorCard para escolas do município de Salvador e duas fotos 3 x 4 recentes. Para a Educação Profissional, é exigido, ainda, original e cópia do CPF.
Fonte:SEC

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Tire suas dúvidas sobre a Jornada Pedagógica 2011



Para apoiar os gestores e educadores na realização da Jornada Pedagógica em cada uma das escolas da rede estadual, a Secretaria da Educação disponibiliza todo o material pedagógico no Portal da Educação. Basta acessar www.educacao.ba.gov.br e clicar no banner da Jornada Pedagógica 2011. Estão lá disponíveis desde as diretrizes da Secretaria, a programação da Jornada, artigos, vídeos até as avaliações de desempenho dos estudantes personalizadas por cada escola. A recomendação é utilizar o material no planejamento do ano letivo de sua escola para 2011.

Acesse AQUI - Perguntas e Respostas
Acesse AQUI - PROGRAMAÇÃO

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Diretor da Direc02 em entrevista a TV Subaé fala sobre a Matrícula 2011

Em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira (27) à TV Subaé, o titular da Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana, Eutímio Almeida, fala sobre o processo de matrículas 2011 para vagas em escolas da rede estadual de ensino, sob a jurisdição da Direc 02.

Assista ao vídeo:


Diretor e Codeb discutem acompanhamento da Jornada Pedagógica 2011

Na manhã desta quinta (27), o diretor da Direc02, Eutímio Almeida, esteve reunido com a titular da Codeb na instituição, Izaura Alves, e técnicos, para tratar de assuntos relacionados ao roteiro e acompanhamento às escolas, da Jornada Pedagógica 2011. Na pauta também, assuntos relacionados ao início do ano letivo vigente.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Secretário Osvaldo Barreto fala em Feira sobre a Jornada Pedagógica 2011


A Jornada vai ser realizada de 1 a 4 de fevereiro e acontece pela primeira vez nas próprias escolas, com o objetivo principal de planejar o ano letivo e a perspectiva de melhorar o desempenho das unidades da rede estadual.

O Secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, esteve na manhã desta quarta-feira (26), no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, em Feira, em encontro que reuniu representantes da SEC, da Diretoria Regional de Educação de Feira-Direc02, gestores e diretores de unidades escolares. O titular da Direc 02, Eutímio Almeida, fez a abertura do evento que teve por objetivo explicar e discutir as principais diretrizes para a realização da Jornada Pedagógica 2011.

“Organizamos esta Jornada com foco na escola, a vida na escola. A SEC entende a unidade escolar como a célula básica e fundamental dentro do sistema educacional”, afirmou Osvaldo Barreto que também anunciou para este ano, a distribuição do fardamento escolar para alunos da rede estadual de ensino e a contratação dos professores classificados no último concurso público. Segundo a Superintendente de Recursos Humanos da SEC, Cláudia Cruz, esta contratação tem início previsto para o próximo mês de junho.

Indicadores
O Superintendente da Educação Básica da SEC, Nildon Pitombo, citou a Jornada como a oportunidade de planejar as intervenções necessárias para a melhoria do desempenho dos alunos e da escola, considerando o currículo, as diretrizes prioritárias e os indicadores de desempenho já distribuídos para as mesmas.

“A Jornada deixou de ser organizada por apenas um órgão da SEC e passou a ser pensada por toda a Secretaria”, declarou a Superintendente de Avaliação da SEC, Eni Bastos, que também falou sobre o material e ferramentas de apoio criadas especialmente para a ocasião.

Presente no encontro, também representando a SEC, a diretora da Sudeb, Célia Tanajura, que falou sobre a programação e a logística da Jornada, a Assessora de Comunicação Shirley Pinheiro, o Analista de Suporte CMO, Vitor Villas Boas e o Coordenador do grupo de produção de conteúdos digitais da Sudeb, Yuri Wanderley, que fez a apresentação do Portal Educacional WEB da SEC, alimentado com conteúdos pedagógicos e que servirá como instrumento de comunicação entre professores e estudantes da rede estadual de ensino.

DIRECionando...Educacenso

A técnica Marize Lima, responsável pelo Censo Escolar na Direc 02, informa às escolas municipais e privadas que o inicio do Censo Escolar relativo aos rendimentos e movimentação dos alunos (aprovados, reprovados,transferidos, abandonos, falecidos) em relação ao período letivo de 2010, acontecerá no período de 01 a 28/02/2011.

Maiores informações pelo site do Educacenso: www.educacenso.inep.gov.br

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Direc 02 promove Educação Inclusiva

Foto: Arquivo CAP DV

A DIREC 02 promove através do Centro de Apoio Pedagógico de Feira de Santana – CAP e o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual da Fundação Jonathas Teles de Carvalho – CAP DV o processo de inclusão educacional e social de crianças, jovens e adultos com deficiência ou transtornos. A educação inclusiva é um direito humano universal que garante atendimento a todos, que reconhece e valoriza as diferenças humanas e as diversidades.

Em 2010, segundo a Secretaria da Educação do Estado da Bahia - SEC, com o lançamento da Rede de Educação Especial, 33.686 estudantes de todo o estado, com necessidades especiais freqüentaram as escolas regulares elevando o número em 78% em relação a 2007.

Conheça abaixo um pouco mais sobre o CAP e o CAP DV.

O CAP de Feira de Santana

Turmas de cursos aplicados entre os dias 17 a 21 de janeiro de 2011Curso básico de Libras
Curso escrita de sinais
Curso de estruturação gramatical da Libras
Oficina de ASL-Língua Americana de Sinais
Marlene Souza Barbosa-diretora do CAP

O Centro de Apoio Pedagógico de Feira de Santana – CAP, instituição conveniada com a Secretaria Estadual da Educação, criada conforme Decreto nº 8.378 de 26 de novembro de 2002, oferece o atendimento complementar e suplementar inclusivo e interativo, visando o desenvolvimento global e a integração de pessoas que apresentam deficiência mental, auditiva, visual, problemas de aprendizagem e deficiências múltiplas que chegam por demanda espontânea, encaminhada por escolas e ou instituições. Em 2010 foram 431 alunos no apoio pedagógico e 358 cursistas temporários, totalizando 789 atendimentos.

Também oferece cursos de Libras (para ouvintes), Tradutor Intérprete, Singwrinting, ASL-American Sign Language - "Língua Americana de Sinais", L1 e L2, Capacitação para instrutores de Libras, Singwrinting, Braille, Soroban, Orientação e Mobilidade. O CAP é localizado em Feira de Santana, à Rua Domingos Barbosa de Araújo, 518, bairro da Kalilândia.

O CAP DV Fundação Jonathas Telles de Carvalho

Alunos do CAP realizam diversas atividades na sede da instituição




O Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual Fundação Jonathas Telles de Carvalho – CAP DV, também conveniada com a Secretaria Estadual de Educação – Portaria 6848 e “Cessão de Salas” , nº 30/2005 é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, criada pelos Clubes de Rotary de Feira de Santana, idealizada para dar assistência às pessoas portadoras de deficiência visual: cegas ou com visão subnormal preparando-as para uma posterior educação formal e para o pleno exercício da cidadania.

Os Programas desenvolvidos pelo CAP DV têm servido de suporte para a escolarização dos alunos deficientes visuais e como orientação à prática dos educadores das salas de aula, onde estes estão inclusos. Desenvolve ações que garantem a permanência desses alunos na escola comum e no Mercado de Trabalho com atividades estruturadas, partindo do conhecimento das propostas de Educação Especial.

A clientela assistida pelo Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual da Fundação Jonathas Telles de Carvalho atualmente é formada por 180 crianças, jovens, adultos e idosos, de ambos os sexos, quase que 90%, com rebaixado nível sócio- econômico e cultural, portanto, extremamente carentes, oriundos da Cidade de Feira de Santana e Região.

O CAP DV desenvolve programas e projetos nas áreas de estimulação sensório-motora; estimulação visual (visão subnormal); pré-alfabetização e alfabetização em Braille. Realiza técnicas para o uso de Soroban, escrita cursiva, orientação e mobilidade, atividades da vida diária, atividades lúdicas, artísticas e culturais, acesso à Informática, produção de livros em Braille e em Áudio (Mec Daisy) e ainda apóia o processo de inclusão no mercado de trabalho.

A sede do CAP DV fica localizada à Avenida Eduardo Fróes da Mota, 05, Santa Mônica, em Feira de Santana – Bahia.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

DIRECionando...Mestrado em Matemática

Até o próximo dia 31 de janeiro estão abertas as inscrições para o exame nacional de acesso para o Mestrado em Matemática , na modalidade à distância.

A Universidade Estadual de Santa Cruz disponibilizará 20 vagas. O programa prevê o custeio de bolsas de estudos e é destinado prioritariamente a professores das redes públicas de educação básica, mas em caso de não preenchimento das vagas, essas poderão ser disponibilizadas à demanda social.

Maiores informações pelo fone da UESC (73) 3680-5458/3680-5106

Vem aí a Jornada Pedagógica 2011


No período de 01 a 04 de fevereiro, cerca de 50 mil educadores se reunirão nas suas próprias unidades escolares durante a Jornada Pedagógica 2011. Participarão do encontro, professores, coordenadores, diretores, além de gestores e técnicos das escolas, diretorias regionais e Secretaria. O objetivo principal é planejar o ano letivo que se inicia no dia 07 de fevereiro, quando mais de 01 milhão de estudantes voltam às salas de aula.

A perspectiva da Jornada é de melhorar o desempenho das unidades da rede estadual, assegurando a todos os estudantes o direito de aprender. Na pauta de discussões, além de orientações da Secretaria, está a análise de indicadores de desempenho da própria unidade escolar. O planejamento visa melhorar o desempenho dos estudantes e da escola, considerando o currículo, as diretrizes prioritárias, os indicadores de desempenho e a necessidade de consolidar o processo de alfabetização de todos os estudantes baianos.


Matrícula para novos alunos da rede estadual começa nesta segunda


Começa nesta segunda-feira (24) e vai até quinta-feira (27) o período de matrículas para novos estudantes na rede estadual. Primeiro será a vez dos estudantes do ensino fundamental, que devem efetuar a matrícula na segunda (24) e terça (25). Já na quarta (26) e quinta (27), o calendário é destinado aos jovens que desejam ingressar no ensino médio e no ensino médio integrado à Educação Profissional.

Os interessados podem efetivar a matrícula em qualquer unidade da rede escolar. A secretaria orienta que procurem a unidade mais próxima ou aquela que estiver mais vazia. Isso é possível devido à implantação do Sistema de Gestão Escolar (SGE), que garante a segurança das informações.

Os estudantes precisam levar os seguintes documentos para a efetivação da matrícula: original do Histórico Escolar ou atestado de escolaridade; original e cópia da Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade para fins de conferência; original e cópia do comprovante de residência; carteira do SalvadorCard para escolas do município de Salvador e duas fotos 3 x 4 recentes. Para a Educação Profissional, é exigido, ainda, original e cópia do CPF.

domingo, 23 de janeiro de 2011

MEC divulga lista dos aprovados no SiSU

O Ministério da Educação divulgou neste domingo (23) a lista de aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Foram selecionados 82.949 candidatos, segundo o ministério.

Foram oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições públicas de educação superior. Segundo o MEC, entre 16 e 20 de janeiro, o SiSU registrou 2.020.157 inscrições, feitas por 1.080.194 candidatos. O número de inscritos cerca de terço do total de candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010.

Os aprovados têm os dias 27, 28 e 31 de janeiro para fazer matrícula na instituição de ensino para a qual foram selecionados. A documentação necessária pode ser consultada pelo boletim individual, disponível no sistema, e na própria instituição.

Confira se você foi aprovado no site do MEC

Colégio Estadual de Feira de Santana lança novo curso


O Colégio Estadual de Feira de Santana, no ano de 2011, oferece matrículas para o Ensino Fundamental de 5ª à 8ª série – com o Programa Mais Educação, Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Fundamental e Médio e Formação Profissionalizante Integrado ao Ensino Médio para o novo curso Técnico em Análises Clínicas, com vagas limitadas e duração de quatro anos.

Os alunos interessados que concluíram a 8ª série nas escolas da rede pública ou privada poderão procurar os postos de matrícula. Contatos pelo telefone (75) 3221-0499 ou e-mail: cefsfsa@yahoo.com.br.

O objetivo do curso é formar profissionais na área de saúde para atuar como técnicos em laboratórios da rede pública ou privada.

Fonte: Mário Leal


sábado, 22 de janeiro de 2011

Coleção reúne discursos célebres de oradores como Winston Churchill


Tem de Lênin a Juscelino Kubitschek, passando por Hitler, Reagan, Fidel Castro e João Paulo II

Trinta e um textos dos mais diversos oradores, brasileiros e estrangeiros, constituem "Discursos que Mudaram o Mundo", 20º e último volume da Coleção Folha Livros que Mudaram o Mundo, que chega às bancas no próximo domingo, dia 23/1.

Trata-se de uma coleção bastante variada, tanto do ponto de vista ideológico, quanto do cronológico e geográfico. A primeira fala é do socialista francês Jean Jaurés (1859-1914), clamando pela paz às vésperas da Primeira Guerra, em 1914; a última, a carta em que Jânio Quadros (1917-1992) renunciou à Presidência do Brasil, em 1961.

É possível ler o italiano Benito Mussolini (1883-1945), já como primeiro-ministro de seu país, defendendo o emprego da força para esmagar a oposição ao fascismo. E o líder indiano Mahatma Gandhi (1869-1948), em 1942, em meio à Segunda Guerra Mundial, a defender a não violência.

Alguns dos textos originaram frases célebres. Como o discurso em que o premiê britânico Winston Churchill (1874-1965) oferece, em 1940, "sangue, labuta, lágrimas e suor" no embate contra o nazismo. Isso para não falar no "I Have a Dream" (eu tenho um sonho), de Martin Luther King (1929-1968) em busca da igualdade racial nos EUA.

Além de Jânio Quadros, o Brasil está representado por mais três discursos. Dom Pedro I (1798-1834) fala em 1823, na abertura da Assembleia Geral do Brasil; Afonso Arinos (1905-1990) pede a renúncia de Getúlio Vargas, em 1954; e Juscelino Kubitschek (1902-1976) inaugura Brasília, em 1960.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Matrículas de contemplados no sorteio eletrônico do Ceteb começam dia 24

As aulas começam em fevereiro. No ato da matrícula é necessário apresentar cópias e originais dos documentos pessoais.

A matrícula, para os contemplados no sorteio eletrônico do Ceteb (Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho), ocorrerá nos dias 24 e 25 de janeiro de 2011, na própria instituição.

No ato da matrícula é necessário apresentar cópias e originais do CPF, da carteira de identidade (RG), do histórico escolar, do comprovante de residência e duas fotos três por quatro.

O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2011.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Matrícula pode ser feita em qualquer escola da rede estadual

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa aos estudantes, pais ou responsáveis que a matrícula pode ser realizada em qualquer escola da rede estadual. Os interessados devem dirigir-se à escola mais próxima ou aquela que estiver mais vazia para efetuar a matrícula. Isso é possível devido ao investimento na implantação do Sistema de Gestão Escolar (SGE), que centraliza todas as ações ligadas à matrícula.

Os interessados podem obter mais informações sobre a matrícula no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) ou através do telefone 0800 285 8000. Os estudantes, que desejam ingressar na rede estadual este ano, devem ficar atentos ao período de matrícula que acontece nos dias 24 e 25 de janeiro.

Documentos - Os estudantes precisam levar os seguintes documentos para a efetivação da matrícula: original do Histórico Escolar ou atestado de escolaridade; original e cópia da Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade para fins de conferência; original e cópia do comprovante de residência; carteira do SalvadorCard para escolas do município de Salvador e duas fotos 3 x 4 recentes. Para a Educação Profissional, é exigido, ainda, original e cópia do CPF.

Direc 02 oferece certificação de nível médio a candidatos aprovados no ENEM

Diretora e funcionário responsável afirmam que a procura tem sido grande
Em 2011, a Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana – DIREC 02, através do Colégio Estadual Agostinho Fróes da Motta, entregará certificação de conclusão do Ensino Médio a candidatos aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2010. Como requisito é necessário ter 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do ENEM, pontuação mínima de 400 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos mínimos na redação.

Janete Gomes Medeiros, diretora do Agostinho, afirma que a procura tem sido grande e que de acordo a Portaria 287/11 da Secretaria da Estadual da Educação, a certificação ali será concedida exclusivamente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.

Segundo Manoel Aquino dos Santos, responsável pela certificação do Enem no Colégio, os candidatos devem se dirigir à escola munidos com xerox da Identidade e duas fotos 3 x 4. O resultado de desempenho no ENEM será obtido na própria escola na presença do candidato e de um funcionário da secretaria local, com senha oferecida pela SUPAV/SEC. Manoel informa ainda que serão responsáveis pela certificação às escolas que possuem Comissão Permanente de Avaliação – CPA.

O Colégio Estadual Agostinho Fróes da Motta está localizado à Rua Cel. Álvaro Simões, s/n, Centro, Feira de Santana-Ba.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Profissionais de creches poderão se aposentar como professores

Foto: Google
A Câmara dos Deputados analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 529/10, que considera como de efetivo exercício na carreira de magistério, para fins de aposentadoria, o tempo em que o atual professor de educação infantil exerceu atividade em unidade de atendimento de crianças de até seis anos de idade (creches).

Essa contagem de tempo valerá para o período anterior à integração das instituições de educação infantil ao sistema municipal de ensino (20 de dezembro de 1999). A medida reafirma o trabalho desses profissionais como educacional, mesmo antes da integração dessas instituições.

Pela proposta, serão beneficiados quem teve como atribuição a responsabilidade direta pelo cuidado, orientação e educação de crianças de até seis anos; e a coordenação, o assessoramento pedagógico e a direção da unidade escolar, e que hoje atuam no sistema municipal de ensino.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Inscrições para o Sisu são prorrogadas até quinta-feira

Por determinação judicial, o Ministério da Educação (MEC) prorrogou até as 23h59 de quinta-feira (20) o prazo de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O período se encerraria nesta terça (18).

O sistema foi aberto no domingo (16) e os alunos relataram dificuldades para acessar a página, que ficou sobrecarregada. Criada pelo MEC no ano passado, a ferramenta unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior. Nesta edição, são 83.125 vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

Para participar do Sisu, o estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Os candidatos devem acessar o site e escolher duas opções de curso, elegendo sua prioridade. Ao final de cada dia, o sistema divulga a nota de corte para cada graduação. O estudante pode mudar de opção se concluir que tem mais chance de ser aprovado em outra instituição ou em outro curso. Cada alteração invalida a opção feita anteriormente.

Até domingo, o Sisu recebeu 357 mil inscrições. Com o adiamento do prazo, o cronograma de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni), previsto para iniciar na quarta (19), também será modificado.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Apresentados os novos coordenadores do Programa TOPA


A supervisora do TOPA na Direc 02,Valdeci Mamona, reuniu na tarde desta segunda-feira (17), no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, em Feira, os seus digitadores e os antigos e novos coordenadores do Programa. A proposta do encontro foi a recepção e a apresentação dos novos coordenadores que atuarão nesta quarta etapa do TOPA.
Na terceira etapa do Programa TOPA/Direc 02 foram cadastradas 33.141 alfabetizandos distribuidos em 2911 turmas.

Inscrições para o ProUni começam em 19 de janeiro


Poderá se inscrever o estudante que tiver participado do Enem de 2010

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começam na quarta-feira (19), segundo o Ministério da Educação (MEC). Os estudantes devem usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se inscrever. Os estudantes podem consultar as suas notas no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informando seu CPF e senha.

No primeiro semestre de 2011, poderá se inscrever o estudante que tiver participado do Enem de 2010 e obtido a nota mínima de 400 pontos na média das cinco notas obtidas nas provas do exame. O estudante não pode ter zerado na redação. Não são consideradas as notas obtidas nos exames anteriores.

O programa oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.São oferecidas bolsas integrais para estudantes com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, e bolsa parcial, de 50%, a quem tem renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Segundo o MEC, os resultados do Enem são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudos, isto é, as bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no Enem.
(As informações são do Correio)

domingo, 16 de janeiro de 2011

Sistema abre mais vagas para instituições de ensino superior

As inscrições para a primeira edição de 2011 do Sistema de Seleção Unificada-SiSU poderão ser feitas entre este domingo (16) e a próxima terça-feira (18), sempre das 6h às 23h59 (horário de Brasília). Pelo sistema, os estudantes que fizeram o Enem 2010 podem concorrer a 83.125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior.

As regiões Sudeste e Nordeste têm o maior número de vagas do SiSU. Do total de 83.125 vagas, 26.641 (32,05%) estão nos estados do Sudeste e 25.077 (30,17%) estão no Nordeste. Depois, vêm Sul, com 15.001 vagas (18,05%), Centro-Oeste, 12.201 (14,68%), e Norte, 4.205 (5,05%).

As vagas estão divididas entre universidades federais, com 62.076 vagas, institutos federais de educação tecnológica, com 16.879 vagas, universidades estaduais, com 4.050 vagas, e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas, no Rio de Janeiro, com 120 vagas.

O candidato interessado deve acessar o site www.sisu.mec.gov.br e preencher o cadastro. Finalizadas as inscrições o sistema selecionará automaticamente os melhores candidatos de acordo com a nota do Enem 2010.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Integração e descontração no "baba de saia" da Direc 02


Pelas grades da quadra de esportes do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, em Feira, as pessoas que passavam pela calçada não deixavam de notar um grupo de homens que jogavam travestidos de mulher. Eram colegas da Direc 02 e convidados que disputavam uma partida de Futsal no mais autêntico “baba de saia” com direito a uma pequena e tímida torcida. Sob a lua crescente na noite dessa sexta-feira, um placar de 15 x 14 e muita descontração.
Quanto aos modelitos apresentados pelos atletas, sem comentários!!! É só conferir na foto acima.

DIRECionando...Sua Dica

A dica de hoje é um artigo escrito pela psicopedagoga Roseli Brito, divulgado no site SOSProfessor que fala sobre o PPP-Projeto Político Pedagógico
A dica foi encaminhada pela titular da Codeb na Direc02, Izaura Alves. Para ler na íntegra basta clicar no link no final do texto.

Projeto Político Pedagógico (PPP)

Roseli Brito

O ano começa, e com ele novas perspectivas se abrem e nos enchem de expectativas. Com o trabalho pedagógico é a mesma coisa. Analisamos o ano que passou, o que deu certo e o que não deu, e levantamos novas idéias para implantar de modo que as coisas transcorram de modo diferente e que os resultados esperados sejam alcançados.

Talvez você tenha tido um lampejo intuitivo na virada do ano, naquele momento onde fazemos um sem número de promessas, e listou várias metas tais como emagrecer, comprar uma casa, fazer uma viagem, mudar de emprego, ser um Professor melhor, inovar mais dentro da sala de aula, coordenar de modo mais justo e competente, orientar melhor, enfim dar uma guinada e fazer diferente muitas coisas no ano que começa.

No entanto para que essas novas idéias ou metas sejam uma realidade elas precisam ser estudadas, planejadas, elaboradas, implantadas e acompanhadas. Como isso é feito ?

Sem querer desanimar, já lhe adianto que só pensamento positivo não vai resolver. Assim como na construção de uma casa você precisa de uma PLANTA, também é assim dentro da Escola, e essa planta chama-se Projeto Político Pedagógico, ou comumente conhecido como PPP.

Leia mais...

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Divulgado resultado para vagas no Colégio da Polícia Militar

A Coordenadoria dos Colégios da Polícia Militar da Bahia divulgou a lista dos sorteados para matrícula do processo seletivo 2011.

São 3058 vagas em toda Bahia. Em Feira de Santana e Alagoinhas estão sendo oferecidas vagas para o Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e para o Ensino Médio.

Para ver a lista de selecionados, acesse: http://www.pm.ba.gov.br/cpm2011/

Resultado do Enem deve ser divulgado nesta sexta-feira


O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que as notas do Enem devem ser divulgadas nesta sexta-feira (14). O resultado permite ao aluno se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em universidades públicas. O processo seletivo vai do dia 16 a 18 pelo site. Serão oferecidas 83.125 vagas para o ano letivo de 2011, em 83 instituições públicas de educação superior.

As oportunidades estão em 39 universidades federais, 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, dois Cefets (centros federais de educação tecnológica), cinco universidades estaduais e na Escola Nacional de Ciências Estatísticas.Em relação à edição do primeiro semestre de 2010, houve um aumento de 77% na oferta de vagas.
(Com informações do Correio)

Professor promovido recebe aumento de até 15%

Promovidos por meio do processo de Avaliação de Desempenho Docente, realizado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), 3.516 professores da rede pública estadual passam a contar com aumento de até 15% no salário. Os valores referentes à promoção profissional serão retroativos a maio de 2010, pagos nesta quinta-feira, 13, incluídos em folha especial e representam investimento de R$ 14,5 milhões.

Os aumentos variam de acordo com o grau de formação de cada profissional. Um professor titulado em licenciatura plena, com carga horária de 40h, de nível II, que recebia R$ 2.039, passará ao nível III, com salário de R$2.335,32, o que significa um aumento de 14,53%.

Progressão na carreira – Cada participante pode ter acesso ao seu relatório de desempenho individual no site do Cespe/UNB (www.cespe.unb.br), instituição responsável pela aplicação da avaliação de desempenho de professores da rede estadual.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

DIRECionando...Curso de Libras

O Centro de Apoio Pedagógico de Feira de Santana comunica aos interessados que estará inscrevendo até este sábado (15) para um curso de LIBRAS - Linguagem Brasileira de Sinais.

O curso será ministrado em duas turmas sendo uma no turno matutino das 08:00 às 12:00 h e outra no turno vespertino das 14:00 às 18:00. As aulas acontecerão no período de 17 a 21 de janeiro de 2011 na sede da instituição, à Rua Domingos Barbosa de Araújo, 518, bairro da Kalilândia, em Feira.

Terceira etapa da matrícula na rede estadual começa no dia 18 destinado a transferência dos estudantes


Nos dias 18 e 19 de janeiro, acontece a terceira etapa da Matrícula 2011 na rede estadual de Educação da Bahia. O período é reservado para alunos da rede pública estadual e municipal que concluíram a 4ª série (5º ano) ou 8ª série do ensino fundamental. Nesta etapa, o aluno pode realizar a matrícula em qualquer escola, possibilitando facilidade, comodidade e rapidez aos estudantes ou seus responsáveis (que devem representar os estudantes menores de 16 anos).

A realização da matrícula diretamente nas unidades escolares faz parte da política de fortalecimento da escola e da gestão democrática implantada pela Secretaria da Educação. A mudança é possível devido ao investimento na implantação do Sistema de Gestão Escolar (SGE), que, dentre as suas funções, centraliza todas as ações ligadas à matrícula, evitando duplicidade ou registros incompletos. Cerca de 4,5 mil profissionais envolvidos, entre técnicos e gestores escolares, receberam treinamento para a operação do sistema. Dúvidas sobre o processo de matrícula podem ser esclarecidas através do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Calendário – Nos dias 20 e 21 de janeiro acontece a transferência por interesse próprio para alunos queiram mudar de escola. Em seguida, nos dias 24 e 25 de janeiro, vai ser realizada a matrícula nova para o ensino fundamental e confirmação do sorteio eletrônico para educação profissional dos cursos subsequentes. A última etapa acontece nos dias 26 e 27 de janeiro, com a matrícula nova para o ensino médio e para o ensino médio integrado à educação profissional.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Divulgados gabaritos do concurso para professor do Estado

Os candidatos que disputaram uma das 3,2 mil vagas para professor da rede estadual de ensino já podem conferir o gabarito das provas objetivas neste link.

Cerca de 40 mil inscritos participaram da primeira etapa. O índice de abstenção geral foi de 11,5%, o que equivale a cerca de cinco mil inscritos. O resultado das provas discursivas está previsto para 9 de fevereiro. Os aprovados nesta fase passarão por uma avaliação de títulos, de caráter classificatório. O resultado final deve ser divulgado em abril.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

História Geral da África

                                    História Geral da África

Em 1964, a UNESCO dava início a uma tarefa sem precedentes: contar a história da África a partir da perspectiva dos próprios africanos. Mostrar ao mundo, por exemplo, que diversas técnicas e tecnologias hoje utilizadas são originárias do continente, bem como provar que a região era constituída por sociedades organizadas, e não por tribos, como se costuma pensar.

Quase 30 anos depois, 350 cientistas coordenados por um comitê formado por 39 especialistas, dois terços deles africanos, completaram o desafio de reconstruir a historiografia africana livre de estereótipos e do olhar estrangeiro. Estavam completas as quase dez mil páginas dos oito volumes da Coleção História Geral da África, editada em inglês, francês e árabe entres as décadas de 1980 e 1990.

Além de apresentar uma visão de dentro do continente, a obra cumpre a função de mostrar à sociedade que a história africana não se resume ao tráfico de escravos e à pobreza. Para disseminar entre a população brasileira esse novo olhar sobre o continente, a UNESCO no Brasil, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD/MEC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), viabilizaram a edição completa em português da Coleção, considerada até hoje a principal obra de referência sobre o assunto.

O objetivo da iniciativa é preencher uma lacuna na formação brasileira a respeito do legado do continente para a própria identidade nacional. O Brasil e outros países de língua portuguesa têm agora a oportunidade de conhecer a Coleção História Geral da África em português. A coleção foi lançada em solenidade, em Brasília, com a presença dos ministros de Educação e Cultura.

Faça aqui o download da coleção.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Gabarito de concurso para professor da rede estadual da Bahia sai amanhã

Cerca de quarenta mil candidatos concorreram ontem a uma das 3,2 mil vagas na rede estadual de ensino

Os candidatos que disputaram, ontem, uma das 3,2 mil vagas para professor da rede estadual de ensino podem conferir o gabarito, a partir das 19h dessa terça-feira(11), no site do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (http://www.cespe.unb.br/), realizador do processo seletivo.

Cerca de 40 mil inscritos participaram da primeira etapa. O índice de abstenção geral foi de 11,5%, o que equivale a cerca de cinco mil inscritos. O resultado das provas discursivas está previsto para 9 de fevereiro. Os aprovados nesta fase passarão por uma avaliação de títulos, de caráter classificatório. O resultado final deve ser divulgado em abril.

O concurso, realizado pela Secretaria Estadual da Administração, oferece vagas com carga horária de 20 horas semanais e salário que, somado a gratificações, chega a R$ 858,34.

Divirta-se com o "Jogo das Palavras"


JOGO DAS PALAVRAS

Um game para você treinar as principais regras de grafia da Língua Portuguesa

CLIQUE AQUI...


domingo, 9 de janeiro de 2011

Universidade latino-americana abre 600 vagas em 12 cursos

Estudantes brasileiros e de sete países sul-americanos podem concorrer a 600 vagas, em 12 cursos de graduação, abertas pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu, no Paraná. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até 6 de fevereiro, pela internet.

A universidade oferece 300 vagas para brasileiros, sendo 25 por curso de graduação, todos presenciais com início no primeiro semestre deste ano. As outras 300 vagas serão preenchidas por cidadãos da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru e Colômbia, selecionados pelos ministérios de Educação de seus países, mediante critérios definidos em termos de cooperação com a Unila.

De acordo com o Edital nº 32/2010, divulgado pela universidade, a seleção dos estudantes brasileiros será feita com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 ou de 2009. Alunos que tenham feito todo ou parte do ensino médio em escolas públicas e que informem essa condição na ficha de inscrição recebem uma pontuação denominada Fator Escola Pública, que varia de 1,20 a 1,05, informa o reitor da instituição, Hélgio Trindade.

Cursos
As vagas abertas pela Unila estão distribuídas em 12 cursos de graduação: antropologia – diversidade cultural latino-americana; ciências biológicas – ecologia e biodiversidade; ciências econômicas – economia, integração e desenvolvimento; ciências da natureza – biologia, física e química (licenciatura); ciência política e sociologia – sociedade, estado e política na América Latina; desenvolvimento agrário e segurança alimentar; engenharia de energias renováveis; engenharia civil e infraestrutura; geografia – território e sociedade na América Latina; história – direitos humanos na América Latina; letras – expressões literárias linguísticas; relações internacionais e integração.
Fonte: MEC

sábado, 8 de janeiro de 2011

Os livros também devem fazer parte das férias da garotada


É bom deixar as crianças à vontade, mas indicações de livros são também bem-vindas

Não é porque os pequenos estão longe da escola que devem ficar também longe dos livros. Afinal, estes não são apenas fonte de conhecimento. Livros são, sobretudo, fonte de prazer e, quanto mais cedo percebemos isso, mais experiências literárias maravilhosas teremos ao longo da vida.

Que livrinhos escolher para uma gostosa leitura de férias? É bom deixar as crianças à vontade, mas indicações são também bem-vindas. Os atendentes da área de infanto-juvenis das livrarias estão, em geral, por dentro do que a criançada gosta e procura. Além disso, os pais podem resgatar os clássicos de sua infância e dividir essas leituras marcantes com os filhos. As próprias crianças, quando são leitoras ativas, pedem muitas indicações

Abaixo algumas dicas exclusivas de livros para conquistar a garotada nessas férias

Como começa?, de Silvana Tavano
Com esse livro gracioso recém-publicado, os menorzinhos vão se divertir com as perguntas que eles mesmos costumam fazer aos pais, como "o mar começa ou acaba na areia?". (Callis, R$ 35)
Até as princesas soltam pum, de Ilan Brenman
Na linha "desconstrução do romantismo", mas sem perder a ternura, claro. As meninas vão adorar saber que as princesas dos contos são mais humanas do que a gente imagina. (Brinque-Book, R$ 27,50)
Os mais belos contos de Andersen, da Organização de Friederun Reichenstetter
Contos de fada nunca saem de moda e já existem provas de que podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento psicológico da criança. Embarque com seus filhos no mundo de bruxas, princesas e castelos. (Salamandra, R$ 47,90)
365 Pingüins, de Jean-Luc Fromental
Eu que fiz, de Ellen e Julia Lupton